Notícias IPMIEventosGaleria de FotosNotas e Avisos

Agente Comunitária de Saúde se aposenta após 30 anos de serviços no PSF do Guarizinho

Publicado em 17/07/2017 | 14:18

Eva Pedrosa de Lima entrou para o serviço público em março de 1987, como Agente Comunitário de Saúde e, designada para o PSF “Ida Ferreira Leite” do Distrito do Guarizinho, permaneceu toda sua vida profissional naquele local. Foram 30 anos e 10 meses nos quais ela aprendeu o serviço de todos os setores do Posto de Saúde.

“Eu atendia a população, fazia curativos, vacina, injeção, coleta de sangue, auferia a pressão e substituía meus colegas quando estavam de férias ou afastados do trabalho”, comenta Eva, acrescentando que, durante esse período aproveitou ainda para estudar e fez os cursos de auxiliar e técnico de enfermagem.

Filha de Alcides Pedroso e de Joana Galvão Pedrosa, Eva nasceu em Itapeva em 18 de novembro de 1961 e é casada com Adão Carlos Ferreira. Aos 56 anos, aposentada, declara que teve uma vida profissional muito feliz.

Ela conta que vivenciou muitas experiências diferentes durante esse tempo e que uma delas ficou muita marcada em sua memória, quando um paciente chegou desacordado ao Posto de Saúde e estavam apenas ela e a auxiliar de odontologia. “Pelo telefone me comuniquei com a enfermeira chefe que estava a caminho e ela foi me orientando quais procedimentos executar até que ela chegasse. Com isso, nós conseguimos salvar uma vida”, comemora.

“O PSF do Guarizinho atende, além dos moradores do bairro, as comunidades da Lagoa Grande, Morro Cavado, Chapada e Fazenda Bic e um dia na semana toda a equipe vai ao bairro do Jaó atender àquela comunidade”, comenta Eva dizendo ainda que viu crianças se tornarem adultos, casarem e terem filhos por trabalhar no mesmo local, convivendo com as mesmas pessoas. “Isso foi muito gratificante”, conclui ela.