Comitê de Investimentos do IPMI estuda cenário econômico mundial

Publicado em 22/07/2014 | 10:44

O Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) realizou uma reunião na quinta-feira, dia 17, para discutir os futuros investimentos que devem ser realizados pela instituição. A reunião contou com a presença do consultor de investimentos Vinícius Gaspar, da empresa Crédito&Mercado, e com os integrantes do Comitê de Investimentos do IPMI.
De acordo com Eduardo Yamaya, superintendente do IPMI, o objetivo da reunião foi a análise da rentabilidade e riscos dos fundos de investimentos e demais ativos financeiros. “Foram demonstrados o cenário econômico nacional e mundial, as perspectivas socioeconômicas e as questões políticas em níveis mundiais”, conta Eduardo. A partir desta apresentação, são estudadas as diretrizes para tomadas de decisões pelo Comitê de Investimentos e pelo IPMI, dentro dos limites da Resolução 3922, do Conselho Monetário Nacional e da política de investimentos do Instituto.
“Mediante a apresentação dessas informações e visando uma maior rentabilidade da carteira de investimentos, o Comitê de Investimentos e o IPMI estão avaliando algumas alterações na distribuição dos fundos aplicados”, explica o superintendente.

Comitê. O Comitê de Investimentos do IPMI é um órgão colegiado instituído pelo Ministério da Previdência Social, com o poder de decisão para aprovação e execução da política de investimentos do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva. São integrantes do Comitê os servidores municipais Walter Santos, da Câmara Municipal, Flávio Mariosi da Silva, da Secretaria Municipal de Administração; João Carlos Parré e César André Fattori, da Secretaria Municipal de Saúde.

Resolução 3922. A Resolução 3922, do Conselho Monetário Nacional, dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Segundo essa Resolução, os recursos dos regimes próprios de previdência social devem ser aplicados em segmentos de renda fixa; renda variável e imóveis.