Conselheiros do Instituto de Previdência Municipal tomam posse

Publicado em 23/04/2014 | 20:05

No dia 23 de agosto de 2012 foi realizada na Prefeitura de Itapeva a posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal e Conselho Administrativodo Instituto de Previdência Municipal (IPMI). A eleição foi realizada no dia 08 de agosto, onde os servidores efetivos da Prefeitura de Itapeva votaram, através de urnas eletrônicas colocadas no Paço Municipal, na Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e na Câmara de Vereadores de Itapeva.

O regime próprio de previdência é gerido por uma autarquia, que fica responsável pela manutenção permanente do cadastro dos servidores públicos titulares de cargo, seus dependentes e beneficiários e a gestão dos recursos arrecadados. O trabalho é todo fiscalizado pelos próprios conselheiros. O Instituto de Previdência Municipal deve seguir os requisitos e critérios fixados pela legislação federal para o regime próprio de previdência social. A autarquia é autorizada por lei a atuar nas demais áreas da seguridade social, sendo responsável única e exclusivamente pelo pagamento de aposentadoria e pensões de servidores.

Para o superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva, Eduardo Yamaya, é uma grande satisfação tornar realidade o Instituto, que foi idealizado desde 2005. “Foi criada uma estrutura para colocar em prática o IPMI. E para que funcione como o esperado, é de extrema importância o trabalho dos conselheiros”, diz. “Todos serão capacitados”, completa. Eduardo contou ainda que a fiscalização irá acontecer no dia a dia. “A intenção é fazer com que a cultura previdenciária se espalhe, e todas as ações realizadas serão abertas, de forma ágil e transparente”, conclui o superintendente.

De acordo com o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, a segurança do bom funcionamento do Instituto está nas mãos dos conselheiros. “Nenhum dos servidores foi convocado a participar, todos se interessaram de maneira livre e espontânea, mostrando a vontade em participar do Instituto, opinando e fiscalizando todos os atos”, ressalta o prefeito. “Os empossados hoje devem enxergar longe, agindo sempre a favor dos servidores públicos municipais, com rigor nos gastos públicos”, diz. “A previdência própria é um benefício para todos, estamos pensando no futuro dos nossos colaboradores que fazem a máquina funcionar”, finaliza Cavani.