Conselheiros do IPMI se reúnem para debater assuntos financeiros e a construção de sede própria

Publicado em 08/06/2017 | 15:05

Foi realizada na manhã de quarta-feira, 7 de junho, na sede do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva, a 6ª reunião ordinária dos Conselhos Administrativo e Fiscal para tratar de vários assuntos.
Estiveram presentes Antonio Alexandre de Faria (Secretaria da Educação), Edgard de Jesus Endo (Secretaria de Finanças), Flávio Eduardo Mariosi da Silva (Secretaria de Administração e Recursos Humanos), João Ricardo Figueiredo de Almeida (Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos), Márcia Cristina Rodrigues Barros Almeida (Secretaria da Saúde), Wagner William Tavares dos Santos (Câmara Municipal de Itapeva) e Walter Lázaro dos Santos (Câmara Municipal de Itapeva), membros do Conselho Administrativo e Gustavo Tadeu Pinto (Secretaria da Educação), José Maria Ribeiro (Representante dos Inativos e Pensionistas) e Marli Cristina Veiga (Câmara Municipal de Itapeva), membros do Conselho Fiscal.
Um dos assuntos abordados foi a doação de um terreno para a construção da sede própria do IPMI. Existem três áreas institucionais aptas para esse fim e os conselheiros optaram pela localizada no Parque Residencial Itapeva.
Eduardo Yamaya, superintendente do IPMI explicou que o contrato de aluguel do imóvel onde funciona o IPMI atualmente vence em outubro e ele já está procurando um outro local e, assim que tiver algo de concreto a respeito, avisará aos conselheiros, acrescentando que vai procurar uma casa que ofereça, principalmente, acessibilidade aos aposentados o que, aliás, é uma norma já estabelecida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. “Um imóvel maior trará condições de o IPMI continuar desenvolvendo suas atribuições de forma mais eficaz e suprirá a necessidade de regulamentar alguns aspectos na gestão da previdência”, disse ele.
Foi falado também sobre o recadastramento dos servidores para o qual o Instituto de Previdência Municipal de Itapeva irá solicitar apoio do Executivo na logística, com a formação de uma equipe de funcionários para realizar esse trabalho. “Esse recadastramento será presencial e é uma obrigação cobrada pela Secretaria da Previdência Social do Ministério da Fazenda e do TCE, pois a base cadastral necessita estar atualizada e confiável para realização do estudo atuarial”, explicou o superintendente do IPMI.
Na última semana de junho, entre os dias 27 a 29 será realizado em Maceió, Alagoas, o 51º Congresso Nacional da ABIPEM – Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais. Eduardo Yamaya deu conhecimento do evento aos conselheiros, caso queiram participar.
Na mesma reunião, os conselheiros receberam a visita do atuário André Grau, da empresa Oldapi, que explanou sobre a avaliação atuarial cujo objetivo é reavaliar e redefinir, caso necessário, o Plano de Custeio do Sistema Previdenciário do município de Itapeva, através de dados reais levantados junto ao IPMI e premissas financeiro/atuariais, bem como embasamento Legal Federal, Municipal e normativas do Ministério da Previdência Social.
Ele comentou que em Itapeva existem 3.219 servidores ativos estatutários, 87 inativos e 28 pensionistas e Eduardo aproveitou para esclarecer que o cálculo atuarial muda sempre que houver alteração na população ou nas premissas. “Trata-se do estudo conclusivo contemplando as recomendações feitas pelo TCE à minha pessoa, o qual foi referendado pelos conselheiros e será apresentado ao Chefe do Poder Executivo para deliberação”, finalizou Eduardo agradecendo a presença de todos à reunião.