Edgar Endo completa 1º ano na superintendência do IPMI

Publicado em 16/03/2021 | 10:43

Edgar Endo completa nesta terça-feira, 16 de março, um ano à frente da superintendência do Instituto Previdência Municipal de Itapeva (IPMI). Neste tempo, entre as conquistas estão em destaque a agilidade nos processos de concessão de aposentadorias, a organização interna da instituição, investimentos assertivos e a implantação da Compensação Previdenciária (Comprev), que trará expressivos benefícios financeiros à instituição.

A missão não foi das mais simples. Uma semana depois de assumir o cargo, Edgar se deparou com a primeira ordem de restrições e fechamentos de estabelecimentos, causada pela pandemia do Covid-19. Reuniões e atendimentos foram cancelados. Não bastasse isso, a já reduzida equipe de trabalho tinha férias acumuladas e o número de processos para aposentadorias era muito grande.

“Minha primeira ação foi reorganizar todos os procedimentos, estabelecer prazos e implantar o que chamamos de data corte, para que o trabalho pudesse fluir no IPMI”, relembra Edgar.

Deu certo. Em um ano, foram concedidas 46 aposentadorias e 10 pensões. E em cada concessão, era manifestada a satisfação do servidor público pela agilidade no processo. O vigia João Batista Almeida de Freitas, de 62 anos, aposentado em junho do ano passado, chegou a agradecer publicamente a equipe do IPMI pela atenção, agilidade e carinho no atendimento.

Além disso, o IPMI tomou as melhores decisões relacionadas a investimentos junto com o Comitê de Investimentos e os Conselhos Administrativo e Fiscal.

Outro motivo de comemoração é a renovação semestral do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento fornecido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social – SPS, que atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados.

“É com certeza uma satisfação poder compartilhar essas boas notícias. Não foi um ano fácil para nenhum de nós. Mas tive a felicidade de contar com uma equipe que, embora pequena, se esforça para entregar o melhor serviço para os servidores públicos municipais da nossa cidade. Agradeço a cada funcionário aqui do IPMI e também a todos os servidores, que desde o início me deram o apoio necessário para conduzir esse trabalho”, conclui Edgar.

Comprev

Com a implantação do Comprev, serão resgatadas as contribuições feitas pelos servidores públicos municipais de Itapeva ao Regime Geral enquanto o IPMI ainda não havia sido instituído. Essa compensação só foi possível por meio de um amplo trabalho de estudo e execução da equipe coordenada por Edgar Endo.