Ex-secretária Elizabeth Santos se aposenta no IPMI

Publicado em 06/06/2016 | 17:12

Novos planos povoam a mente de Elizabeth do Rocio Minaif Santos. Depois de se aposentar no dia 23 de maio no Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), os seus projetos voltados para as ações sociais serão colocados em prática por essa profissional que iniciou suas atividades profissionais aos 17 anos, no Paraná, e em Itapeva ajudou a melhorar a vida de centenas de famílias carentes.

Beth construiu uma bela carreira ao longo dos 33 anos de trabalho. Veio para Itapeva com o marido, o cirurgião dentista Anderson. Entre os anos de 1986 e 1987, trabalhou como agente de desenvolvimento na Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS), quando o município ainda pertencia à Diretoria de Avaré (SP).

Foi presidente da Casa da Amizade, órgão ligado ao Rotary Clube de Itapeva, na gestão de 1982 a 1984 e, na Associação Cristã de Moços (ACM) de Itapeva, desenvolveu projetos em benefício de 365 crianças, por meio das Creches Acementinha e Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima.

Também na ACM, Beth desenvolveu um trabalho com atendimento de adolescentes em conflito com a lei no atendimento das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. Com este trabalho, Beth recebeu a indicação para um prêmio da ONU, como projeto inovador. A premiação ocorreu na cidade do México no ano de 2008. No Brasil apenas três foram agraciados: um de Minas Gerais, um da Bahia e o outro do município de Itapeva, por ela representado.

“Sempre gostei de trabalhar com os jovens e tive a felicidade de participar de muitos projetos que se concretizaram, que ajudaram na reestruturação de muitas famílias”, diz ela. Sobre os problemas que existem com os jovens envolvidos com drogas e o crime, ela tem uma visão ampla. Ao contrário do que se pensa, não é somente a desestruturação da família que causa a delinquência, mas também o fortalecimento dos grupos desses jovens de má índole.

Beth também esteve à frente por três anos da coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), sendo responsável pela sua implantação no município, em 2012. Durante esse período que esteve à frente do Creas, elaborou todo o processo de implantação da Vila Dignidade e do Centro Dia do Idoso Yolanda Gemignani Santos, junto com sua equipe de trabalho.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itapeva, participou de diversas etapas da implantação e implementação do Sistema Único de Assistência Social. Sua mais recente atuação foi como Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, entre 2013 e 2014. Nesse período, ao lado de sua equipe, implantou na cidade o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bairro da Santa Maria.

Agora, com a aposentadoria, Beth diz que vai aproveitar o tempo extra para cuidar da família, mas também se dedicará aos projetos sociais já existentes na cidade. “Não quero e não vou parar. Enquanto eu tiver saúde, vou trabalhar pelas pessoas que precisam de ajuda”.