Ex-servente relata apoio do IPMI para a conquista da sua aposentadoria

Publicado em 12/03/2015 | 15:33

Toda vez que a servente de escola Edite de Fátima Rodrigues da Silva via seus colegas de trabalho se aposentado, imaginava que com ela isso não iria acontecer. Ela começou a trabalhar com carteira assinada depois dos 40 anos e por isso achava que não teria o mesmo direito que os demais servidores, que iniciaram suas carreiras ainda bem jovens. Mas logo que foi recebida no Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), conheceu seus direitos e nesta segunda-feira, dia 09 de março, aos 61 anos de idade, teve sua aposentadoria concedida. “Estou muito feliz”, disse ela.

Edite se casou aos 19 anos e dedicou boa parte da sua vida à família. Aos 43 anos, no entanto, decidiu concluir o Ensino Médio. Fez o Supletivo e logo conseguiu uma vaga de trabalho numa escola particular. De lá passou a trabalhar na igreja Catedral de Santana e na sequência prestou um concurso público para trabalhar na Prefeitura de Itapeva. “Sempre gostei muito do meu trabalho”, diz ela, que trabalhou sozinha durante três anos na limpeza do Departamento de Saúde Mental. “Eu tenho muita fé em Deus”, conta ela.

Apesar da satisfação pessoal que o trabalho lhe confere, Edite hoje sente a necessidade de estar mais próxima das duas filhas e dos três netos. “Chega uma hora em que a gente precisa parar”, diz. “E para mim que não conhecia nada sobre os direitos à aposentadoria, a atenção da equipe do IPMI foi fundamental”, relata.

Segundo a ex-servente, desde o primeiro contato com o Instituto, a ideia de dificuldade para se conseguir a aposentadoria mudou completamente. “Fui muito bem recebida, tudo ficou muito mais simples com a orientação do Instituto”, afirma. Para o superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya, esse trabalho é realizado com todos os servidores que buscam o Instituto. “São vários documentos requisitados, por isso procuramos facilitar ao máximo o trabalho do servidor e informar da forma mais clara possível para que ele não fique com dúvidas. Estamos aqui para ajudar o servidor público municipal”, diz ele.