José Maria Ribeiro se aposenta pelo IPMI

Publicado em 15/07/2014 | 15:45

O gari que começou a trabalhar na Prefeitura de Itapeva em 1973 se aposentou no dia 02 de julho, na sede do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), como escriturário. José Maria Ribeiro tinha 13 anos quando ingressou no quadro dos servidores públicos municipais. Limpar o prédio do Paço Municipal, recém-construído pelo então prefeito Antônio Cavani, representava um avanço na carreira do garoto que começou varrendo as ruas da cidade.
Das ruas para a zeladoria das escolas foi um passo significativo e, depois, para a limpeza da Prefeitura, foi o avanço que deu origem à trajetória de 40 anos de trabalho. “Eu sempre trabalhei direitinho, sempre gostei do que fazia, então comecei a ser chamado para trabalhar em várias escolas da cidade”, relembra.
Já no Paço, enquanto servia café pelas repartições, José Maria vislumbrava a oportunidade de crescer profissionalmente. Observando a necessidade de pessoas capacitadas para redigir relatórios e carnês, o garoto se inscreveu num curso de datilografia e, depois que concluía seu trabalho como servente, se oferecia para ajudar os funcionários. “Eu ajudava a fazer o carnê da taxa de conservação de estrada rural, que a Prefeitura enviava para os agricultores na época”, conta José Maria.
Seus esforços foram recompensados quando, em 1979, ele foi convidado a participar da equipe de servidores da chamada divisão de Dívida Ativa. Ele fazia os carnês e foi aprendendo todo o sistema da administração pública até que, em 2006, foi chamado para integrar a equipe do Departamento de Compras, que tinha acabado de iniciar os serviços de pregão eletrônico. “Sempre me dediquei muito ao trabalho. Sempre gostei do que fazia”, relembra ele, sobre sua trajetória.
Para o superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya, conceder a aposentadoria ao servidor José Maria Ribeiro foi uma grande satisfação. “Cada servidor público municipal dedica muito da sua vida à construção da nossa cidade. Para nós do IPMI é realmente uma alegria poder compartilhar de um momento tão importante na vida desses profissionais”, diz.