Jurema Lamonato se aposenta pelo IPMI

Publicado em 10/11/2015 | 15:41

Depois de morar em cidades do sul do país, foi em Itapeva que a professora Jurema Lamonato fixou sua vida pessoal e profissional e encerrou no Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), seus longos e célebres 30 anos de magistério. “Vou sentir muita saudade. Fiz uma família durante todo esse tempo de trabalho”, diz com a voz embargada a educadora de 60 anos que se aposentou nesta segunda-feira (9).

Na história de vida de Jurema, a profissão foi escolhida não por um desejo latente iniciado na infância, como aconteceu na vida de várias colegas. “Eu estudei um ano no Colégio Agrícola no Rio Grande do Sul, gostava muito dessa área”, relembra. No entanto, com uma das mudanças para outra cidade (Marau, Rio Grande do Sul), sem uma unidade do Colégio, ela precisou reprogramar seu futuro profissional. “Sem escolha, fiz o magistério. E gostei tanto que nunca mais parei”, conta.

Jurema lecionou em várias escolas em Itapeva, entre elas a Escola Municipal Professora Leonor Cerdeira. Como sempre trabalhou na alfabetização dos alunos, o carinho pelas crianças é uma das maiores riquezas que ela guarda dos anos de trabalho. “A profissão de professor é maravilhosa”, diz a aposentada. “Acompanhar o desenvolvimento dos alunos é um privilégio”.

Com a chegada da aposentadoria, Jurema só sabe dizer o que não vai fazer. “Não vou ficar parada, de jeito nenhum. Tenho saúde, aguento fazer muita coisa”, atesta. Entre os planos está a chance de abrir um estabelecimento comercial. “Também vou me dedicar mais aos meus filhos, meu marido e toda a minha família”, conclui ela.