Luzia e o trabalho feito com o coração

Publicado em 16/07/2014 | 15:47

Levar harmonia ao ambiente de trabalho. Essa é a preciosa dica da servidora pública Luzia Aparecida Pereira, de 54 anos, para quem quer ter mais qualidade de vida. Luzia acaba de se aposentar no Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) e foi dessa forma, com os olhos voltados para o bem-estar de todos aqueles que atuavam ao seu lado, que essa itaberaense concluiu três décadas de dedicação ao serviço público deixando saudades e grandes amizades. “As pessoas precisam ser acolhidas”, ensina. “Todas elas”, destaca.
Essa sabedoria foi conquistada depois que Luzia venceu muitos desafios. O primeiro deles foi a superação da morte dos pais. Seu pai morreu quando ela tinha apenas nove anos e a mãe, cinco anos mais tarde. Sozinha, Luzia aprendeu a aproveitar cada oportunidade que surgia. Foi babá, copeira, empregada doméstica até que ingressou no quadro de funcionários da Prefeitura de Itapeva, em 1984, pela Secretaria Municipal de Esportes.
Um ano depois, devido à falta de funcionários no setor, passou a trabalhar como auxiliar de laboratório, pela Secretaria Municipal de Saúde. “Eu comemorava cada mudança”, conta ela, sempre otimista. E foi no laboratório que descobriu a importância de se trabalhar não só com os braços e a mente, mas também com o coração. “Vi muitas coisas nesses anos todos de trabalho, vi muita dor”, relembra. Segundo Luzia, no ambiente de trabalho é fundamental que toda a equipe esteja disposta a oferecer o seu melhor para poder acolher bem cada paciente que chega em busca de saúde.
E a saúde será o foco dos próximos anos de Luzia. Com a aposentadoria, seus planos são de mais dedicação ao seu próprio bem estar físico e emocional. “Vou fazer caminhada, vou dedicar um bom tempo para curtir minhas netas e vou visitar minha filha em Salvador (Bahia). E também quero, de alguma forma, ajudar a comunidade”, planeja.
O superintendente do IPMI Eduardo Yamaya, que concedeu a aposentadoria à Luzia, diz que estar ao lado de cada servidor no momento em que se aposenta é duplamente gratificante. Além de comemorar o encerramento de um ciclo de muitos anos de trabalho intenso e de dedicação ao serviço público, a concessão da aposentadoria representa o início de um novo ciclo, com novas conquistas e novos desafios para essas pessoas. “A alegria é de toda a nossa equipe aqui do IPMI”, diz ele.