Professora se aposenta e fala da sua dedicação à educação especial

Publicado em 08/12/2014 | 14:14

O mês de novembro foi especial para a servidora pública Veronisse Gnoatto Santos Carneiro. Aos 52 anos de idade, foi conferida a ela pelo superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), Eduardo Yamaya, o direito à aposentadoria na profissão de professora de Educação Básica I. “Obrigado por sua dedicação aos alunos do nosso município e o carinho dispensado a eles”, disse o superintendente à professora.

Dessa dedicação Veronisse só traz boas recordações. E dessas lembranças, a de atuar como educadora no ensino especial foi uma das mais importantes. Veronisse começou sua carreira em uma sala de aula para alunos portadores de necessidades especiais no Estado do Mato Grosso, em 1988. Chegando a Itapeva, em 1991, ela trabalhou na Apae até o ano de 2002.
Foram 14 anos em uma missão que, segundo ela, não foi difícil porque foi guiada pelo amor. “Foi muito bom para mim. A criança especial precisa de mais atenção, mas dá muito mais afeto. Somos as pessoas mais importantes do mundo para elas”, diz a professora, que tem um filho especial, hoje com 32 anos de idade.

No ano 2000, a professora ingressou no quadro de servidores da Prefeitura. Foi vice-diretora na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Marlene Marchetti, na Vila São Benedito e na Emei Darci de Moura Braatz Müzel, na Vila São Francisco. Veronisse também trabalhou como coordenadora geral da Educação Infantil e, mais recentemente foi professora na escola Nair Rodrigues, na Vila São Camilo.
Mesmo atuando em setores diferentes da educação especial, Veronisse sempre buscou trabalhar em comunidades mais carentes. “Vou sentir muita saudade do meu trabalho. Foi sempre uma realização pessoal para mim. Mas agora chegou a hora de descansar, repensar minha vida e traçar novos planos para o futuro”, diz a gaúcha, nascida na cidade de Iraí, no Rio Grande do Sul.