Professora se aposenta pelo IPMI e diz que sentirá falta das crianças

Publicado em 06/06/2017 | 17:13

Aos 50 anos, Silvana Bueno da Silva, professora de Ensino Fundamental encerra mais um ciclo de sua vida ao se aposentar na Escola Municipal Oliva Gomes de Melo, localizada no bairro da Caputera.
Moradora do Distrito do Guarizinho, iniciou sua carreira nos bairros da Chapada e Conquista e, naquela época morava na própria escola e fazia parte de um projeto do Estado que incluía ensino para adultos, execução de hortas comunitárias e visitas nos demais bairros. Havia uma merendeira na escola, porém os responsáveis pela limpeza eram os próprios professores.
Com a municipalização do ensino fundamental, Silvana pegou aulas nos bairros Guarizinho, Amarela Velha e Caputera o que facilitava sua vida para poder cuidar dos dois filhos. “Quero aproveitar para agradecer minha mãe Lázara, que todos conhecem como Titico, que me ajudou muito nessa fase, pois além de dar aulas, eu fazia faculdade de Pedagogia na Fait à noite e só chegava em casa quase uma hora da manhã”, lembra a professora que se formou com a primeira turma desse curso.
Depois de terminar a faculdade fez um curso específico para concurso com Vânia Paschoa e com o supervisor Márcio e conseguiu passar em 2009, ingressando na rede municipal em 2010. Nessa época pode contar com o apoio de seu marido, que ficava com as crianças aos sábados para ela poder acompanhar o curso.
Silvana utilizava uma moto para chegar mais rápido aos seus compromissos entre um bairro e outro e, em uma de suas idas e vindas, estava com a colega Marisa Werneque na garupa, vindo do Guarizinho para Itapeva. No caminho passaram em cima de um galho de eucalipto e, apesar do susto, continuaram a viagem. “Na segunda-feira, Marisa aparece com o pé engessado, brigando comigo, por conta do tal galho de eucalipto que atropelamos”, lembra com saudade a professora.
E por falar em saudade ela diz que nunca vai esquecer da equipe da Escola Municipal Oliva Gomes de Melo, onde ficou de 2010 até 2017, pois criou um grande laço de amizade pela convivência diária com os professores e funcionários. “Isso sem contar na alegria de ver as crianças aprendendo e evoluindo”, conta emocionada. Silvana faz questão de citar a diretora Adriana Lima e a Coordenadora Fernanda Macedo, que estavam sempre dispostas a ajudar em todos os projetos propostos pelos professores.
“As crianças serão minha maior saudade”, finaliza Silvana mostrando o bilhete que recebeu de um de seus alunos onde ele agradece por ela tê-lo ensinado a ler e escrever e por ter aberto seu coração para ele e seus amigos.