Selma Cravo se aposenta pelo Instituto de Previdência Municipal de Itapeva

Publicado em 22/09/2015 | 13:48

A educadora Selma do Carmo Bührer Cravo se aposentou pelo Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) na semana passada. A concessão aconteceu no dia 16 de setembro, dia em que a ex-secretária municipal de Educação de Itapeva completou 55 anos. “Eu estou muito feliz, acho que nunca alguém se sentiu tão feliz por se aposentar”, disse ela, sempre bem-humorada, ao lado do marido Neme Costa e do superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya. Um dos motivos pela felicidade é a chance de, com a aposentadoria, ter mais tempo para desenvolver um projeto antigo: investir nas pessoas para que elas melhorem o mundo.

Essa missão é antiga. Desde que ingressou na carreira, em 1980, como professora de pré-escola na extinta escolinha Pica-pau Amarelo em Itapeva, Selma reconhecia nos seus alunos as peças chaves para que a comunidade seguisse pelo caminho do bem-agir. Segundo ela, as pessoas só precisam de oportunidades para que se promovam e por isso Selma investiu na criação de uma escola, a Salluz, que oferece consultoria para profissionais da educação e de outras áreas, e que também pretende estimular a prática da cozinha para amadores.

Para Selma, ter feito parte da história da educação pública – onde atuou por quase 33 anos – é uma satisfação. “Acompanhei cada luta e cada conquista ao lado dos servidores públicos. E o IPMI é uma delas”, disse. “O IPMI proporciona a aposentadoria com salário integral para os servidores e isso é muito bom”, ressalta. “A aposentadoria é o exercício pleno de cidadania: atingir o que sempre se sonhou por meio do esforço pessoal e profissional é muito gratificante”, conclui.

Biografia. Selma nasceu em Itararé, se formou em Letras em 1980 pela Faculdade de Ciências Humanas de Itapeva e Pedagogia, em 1986, pela Faculdade de Pedagogia de Itapetininga. É pós-graduada em psicopedagogia e fez vários cursos nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial e Gestão Escolar.

Iniciou a carreira como funcionária pública municipal em Capão Bonito em 1985 como professora na APAE; passou a diretora de escola e também a Coordenadora Geral de Educação Infantil e Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito.

Em 2003 assumiu o cargo de Supervisora de Educação Básica em Itapeva. Foi Coordenadora de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Itapeva (2005/2006) e Secretária Municipal de Educação de Itapeva entre 2007 e 2012, terminando a carreira no serviço público como Supervisora de Educação Básica na Secretaria de Educação em Itapeva.