Servidora da Saúde se aposenta aos 53 anos e planeja descansar e viajar

Publicado em 20/06/2017 | 16:33

Filha de Adil Antônio de Oliveira e de Martha Rodrigues de Moraes, a servidora pública Ivone Antonia de Oliveira foi admitida como servente na Secretaria Municipal de Saúde, mais precisamente no Centro de Saúde da Vila Aparecida, assim que o mesmo foi inaugurado, em 1989. Ali permaneceu por 27 anos, aposentando-se no cargo de auxiliar de serviços gerais, em 16 de março de 2017.
“Quando foi inaugurado o posto da Vila Aparecida só havia o consultório médico pronto para o atendimento aos pacientes. Os outros cômodos fomos arrumando durante a semana até ficar tudo no lugar”, comenta Ivone acrescentando que, no começo, com poucos funcionários, todos faziam de tudo um pouco.
“A gente se revezava na recepção, preparava as fichas dos pacientes para os médicos, arquivava os prontuários e também ajudava na entrega do leite que, na época, eram cerca de 1.500 litros por dia. Essa grande quantidade era porque os cadastrados no Programa eram de vários bairros próximos e não apenas da Vila Aparecida”, explica Ivone.
Na década de 90 haviam apenas quatro postos de saúde em Itapeva, além do Centro de Saúde I, mais conhecido como Postão: o da Vila Aparecida, do Parque São Jorge, Vila São Miguel e Jardim Maringá e estes agregavam pacientes dos bairros vizinhos.
Aposentada aos 53 anos de idade, Ivone diz que sua vida está ótima, que tem descansado bastante e que tem feito coisas que nunca pôde enquanto estava trabalhando como, por exemplo, pescar no sítio da família do marido. Seu próximo passo é iniciar uma atividade física e no final do ano fará sua primeira viagem depois de aposentada para Vitória, no Espírito Santo.
Ivone começou a trabalhar aos 15 anos e seu pai sempre a incentivou a recolher o INSS e a prestar concurso. “Tenho que agradecer muito a meu pai por ter me dado esses conselhos e me apoiado sempre. Não fosse por ele, ainda estaria trabalhando e sabe-se lá quando eu iria me aposentar”, comemora ela.