Sueli Cardoso se aposenta e conta sua história de dedicação e amor à profissão

Publicado em 19/07/2014 | 11:03

Sueli Aparecida Melo de Oliveira Cardoso dedicou 38 dos seus 55 anos de vida ao exercício da profissão de Auxiliar de Enfermagem. Desses 38 anos de trabalho, 23 foram exclusivos ao serviço público municipal de Itapeva e em abril deste ano, ela se aposentou pelo Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI). Sueli, após assinar os documentos que lhe dá direito à aposentadoria, garantiu que vai permanecer cuidando dos que necessitam. “Vou me dedicar agora às ações sociais no município de Itapeva”, diz.

O superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya, acompanhou a assinatura e, ao lado de Sueli, conheceu a história de trabalho da servidora, que ingressou na Prefeitura em novembro de 1990. Sueli conta que tinha 17 anos quando notou sua aptidão para auxiliar pessoas. “Fui fazer um curso de Enfermagem em Campos do Jordão (SP) por acaso, à convite de uma prima minha. Ali tive certeza de que era isso que eu queria para a minha vida. Ajudei muitas pessoas em tratamento, lidar com vidas e sentimentos de pessoas num momento em que estão com carência é desafiante. Um sorriso, um abraço, a atenção dispensada podem fazer toda a diferença para um paciente”.

Sueli trabalhou nos hospitais Santa Lucinda, em Sorocaba, Hospital de Campos de Jordão, na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva. Na sequência, passou a atender no Posto Central, o Postão de Saúde, numa época em que chegavam a ser atendidas 600 pessoas por dia. “Não existia Programa de Saúde da Família (PSF) como agora. Hoje é mais fácil trabalhar”, diz ela, que optou pelo trabalho na Prefeitura para poder folgar aos finais de semana. “Era o tempo que eu tinha para estar com meus filhos”, lembra.
Agora, com mais tempo livre, o cuidado com os filhos vai ser maior. Sueli quer ajuda-los com os estudos, criar um ambiente favorável para que eles se preparem para o futuro. Ao mesmo tempo, ações sociais devem constar na sua nova agenda. “Sempre gostei muito de ajudar as pessoas que precisam e não estou cansada. Vou continuar ajudando”, garante.