Agente de saúde se aposenta no Instituto de Previdência Municipal de Itapeva

Publicado em 02/10/2014 | 21:54

A aposentadoria não poderia ter chegado em hora melhor para Maria Jesus de Lara Cardoso. Aos 60 anos e depois de ter passado os últimos 16 deles cuidando da saúde de mais de 100 famílias no Bairro do Espigão do Pacova, agora é da sua própria saúde que Maria vai cuidar. “Mas não vou parar de trabalhar”, avisa.

Maria Jesus trabalha desde os 12 anos de idade. Começou como boia-fria no mesmo bairro onde recentemente trabalhava como agente comunitária de saúde. “Foi uma vida sofrida, de muito trabalho, na colheita do feijão, do tomate. A gente trabalhava de sol a sol”, recorda. Aos 18 anos já era mãe do primeiro dos seus 11 filhos. A oportunidade de ser servidora pública foi recebida como uma dádiva. Além da estabilidade do emprego, através desse trabalho Maria fez muitos amigos no bairro. “Conheci muitas pessoas, fiz muitas amizades”, destaca.
Além disso, por meios de ações individuais ou coletivas, a agente comunitária de saúde realizou um amplo trabalho de prevenção de doenças e promoção da saúde no bairro rural de Itapeva. Como o acompanhamento das famílias é constante, Maria acompanhou de perto a história de centenas de pessoas. “Acompanhei gestantes e hoje vejo seus filhos adultos”, conta.

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, na sede do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), Maria Jesus assinou os documentos que lhe conferem o direito à aposentadoria. “Pensei que iria ser mais complicado, mas foi simples. E fui muito bem atendida”, disse ao lado do superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya, que assinou a concessão da sua aposentadoria. Segundo ele, é sempre uma satisfação poder participar desse momento tão importante na vida do servidor público. “Muito obrigado por servir o nosso município”, disse Eduardo à aposentada.