Após 32 anos de serviço público, Rita Pereira se aposenta pelo IPMI

Publicado em 13/04/2016 | 09:52

A sexta-feira, dia 8 de abril de 2016, foi especial para Rita de Cássia Almeida Pereira, a Rita da Câmara. Depois de mais de 32 anos de serviços prestados ao Poder Legislativo de Itapeva, ela recebeu sua aposentadoria no Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), em cerimônia que contou com a presença do superintendente do Instituto, Eduardo Yamaya e do presidente da Câmara Municipal, Oziel Pires. O esposo de Rita, Ademir Pereira, a acompanhou.

Rita começou a escrever sua história na Câmara em 1984. Acompanhou de perto várias decisões importantes para o município, entre elas o início do projeto da construção da sede própria da Casa de Leis, em 2005, concluído em 2010. “Eu sempre fui a favor. Sempre falei que a Câmara precisava de uma sede própria”, conta ela.

Entre as recordações que ela guardará com carinho, está o ex-vereador Edson Martho. “Ele era muito dinâmico, trabalhando sempre pelas pessoas, sem pensar em si próprio”, diz. Além da saudade e da admiração pelos grandes nomes que lideraram o Legislativo, ela conta que também sentirá saudade da família de amigos que construiu ao longo dos 32 anos de trabalho.

História. Rita é formada em Direito pela faculdade FKB, de Itapetininga. Estudou também Nutrição em São Leopoldo (RS). O início da sua vida profissional foi ao lado do advogado Dr. Francisco Monteiro. “Também fui professora de datilografia e em 1984 ingressei na Câmara como escriturária concursada”, relembra.

Para os novos tempos em que estão surgindo com sua aposentadoria, Rita diz que vai se dedicar à sua saúde e qualidade de vida e também a ações sociais no município. Visitar os amigos na Câmara também está em seus planos. “Quero ir sempre tomar um café, saber das novidades. Mas agora com mais tempo, sem pressa”, diz.

O presidente da Câmara, Oziel Pires disse durante a cerimônia que Rita foi responsável por seu acolhimento na instituição. “Fico triste por um lado, porque ela está nos deixando, mas muito feliz, porque é uma conquista dela”, disse ele. O superintendente do IPMI também falou de sua satisfação por estar ao lado da servidora em um momento tão importante da sua vida. “A aposentadoria é o desfecho da história funcional do servidor. Para nós, representantes do Poder Público, cabe cumprir e honrar o poder-dever da Administração Pública em buscar as melhores alternativas de execução das políticas públicas, precedidas de planejamento e sempre respeitando as instituições e as pessoas”, disse Yamaya.