Em reunião na Prefeitura, IPMI apresenta seus conselheiros

Publicado em 20/12/2019 | 17:18

O superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) Eduardo Yamaya se reuniu nesta quinta-feira (19) com o prefeito municipal Dr Mário Tassinari. Neste segundo encontro (o primeiro foi há 2 semanas, ocasião em que o prefeito tomou conhecimento da situação patrimonial do IPMI), foram apresentados o quadro de servidores, os conselheiros administrativos e os conselheiros fiscais. O superintendente também apresentou ao prefeito toda a organização de gestão do IPMI. Participaram da reunião os conselheiros administrativos Vagner Tavares, Edgar Endo, Márcia Barros e Alexandre Faria. Do Conselho Fiscal fizeram parte do encontro os conselheiros Gustavo Pinto, Walter Santos e Rita Pereira.

Houve a manifestação dos conselheiros para dar continuidade no processo de capacitação e eleição dos conselhos. Para os conselheiros, é essencial que não se perca a continuidade dos trabalhos e procedimentos construídos e, para tanto, é necessário um mínimo de conhecimento da área previdenciária aliado a um corpo técnico próprio. Nesse sentido, os conselheiros pediram ao prefeito que seja efetivada a criação de cargos para concurso público. Os cargos são de procurador, analista e técnico previdenciário e, segundo o superintendente, essa antiga demanda, quando atendida, trará inúmeros benefícios ao IPMI. “Várias atividades administrativas precisam ser mantidas, outras, implementadas e aperfeiçoadas. O ingresso de servidores concursados é imprescindível”.

Outro tema abordado durante a reunião foi a eleição para a superintendência. “Foram iniciadas as tratativas para o processo de escolha do superintendente para o mandato de 2020 a 2024”, informou Yamaya.

O superintendente ainda apresentou alguns pontos da reforma da Previdência, promulgada pela Emenda Constitucional nº 103 em 12 de novembro, que exigirão estudos e adequações dos municípios, como alíquotas de contribuição, previdência complementar e regras de idade e tempo de contribuição para implementação do direito à aposentadoria. Ao final da reunião, o prefeito Mario Tassinari disse que “a reforma da Previdência promulgada no Congresso é necessária, e o município de Itapeva deverá adequar seu regime”.