IPMI apresenta avaliação atuarial ao Conselho

Publicado em 26/08/2015 | 10:07

O Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) reuniu na última semana os conselheiros administrativos para demonstrar o resultado da avaliação atuarial de dezembro de 2014. O consultor previdenciário Benedito de Oliveira Neto e o atuário André Sablewski Grau conduziram a apresentação relacionada ao estudo técnico realizado para se mensurar os recursos necessários para a cobertura dos benefícios oferecidos pelo IPMI aos servidores públicos municipais.

O atuário, ao realizar a avaliação atuarial, busca apurar o “custo” do RPPS, representado pelo montante total dos compromissos futuros do plano de benefícios para honrar os direitos previdenciários de seus segurados, para em seguida determinar como esses compromissos poderão ser financiados, por meio do estabelecimento de um plano de custeio e, segundo André, o IPMI apresenta situação atuarial equacionada.

A avaliação atuarial é elaborada a partir de dados estatísticos da população, como a taxa de mortalidade, taxa de sobrevida após a aposentadoria, taxa de invalidez por doenças e por acidentes, taxa de retorno esperada para os investimentos, entre outras. “Estamos muito à frente de muitos institutos. O Regime Próprio de Previdência de Itapeva é muito melhor do que muitos outros que a gente conhece”, disse André, que é membro do IBA – Instituto Brasileiro de Atuária, órgão de controle dos profissionais atuários.
A disponibilidade financeira e patrimonial do IPMI é hoje de cerca de R$ 68 milhões, cerca de 30% a mais do que o observado em dezembro, de quase R$ 53 milhões.

Recadastramento
Na pauta da reunião também constava o recadastramento dos servidores ativos no município de Itapeva. O recadastramento é obrigatório e deverá ser feito até o final de 2015. Segundo o superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya, o sistema de recadastramento está sendo elaborado. “Estamos trabalhando para apresentar os dados fiéis à realidade. Vamos precisar dos servidores para que possamos atingir nossa meta, de 100% de recadastramento”, disse.

Também participaram da reunião os conselheiros administrativos Helena Marczuk, Walter Lázaro dos Santos, Flávio Mariosi, João Ricardo Figueiredo de Almeida e Marcos Paulo Cardoso Guimarães.