“Maria Portuguesa” se aposenta com muitos sonhos a realizar

Publicado em 12/07/2017 | 15:35

Filha de Miguel da Silva Gouveia e Inês de Souza Gouveia, Maria Aparecida de Souza Gouveia, mais conhecida como Maria Portuguesa, nasceu em Itapeva no dia 21 de novembro de 1963 e, após 34 anos de serviço público aposentou-se como inspetora de alunos na Escola Municipal Rubens Fernando de Almeida, em abril deste ano.

Sua carreira como servidora começou em 1983 na Escola José Lopes Fernandez onde atuou como servente e merendeira. Em 1988 foi trabalhar como inspetora de alunos na Escola José Vasques Ferrari onde também ocupou o cargo de auxiliar de serviços gerais.

Maria Portuguesa fez um verdadeiro tour pelas escolas de nossa cidade. Além das já citadas, passou também pela Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro, Escola Estadual Jeminiano David Müzel, Escola Municipal Francisco Prado Margarido “onde fiquei por 15 anos, tendo como diretor o professor João Gilberto de Almeida Correia que foi como um pai para mim”, lembra ela.
Na Creche Cantinho Feliz, Maria cuidou de duas crianças especiais que ficaram com ela por cerca de dois anos. “Elas não andavam e não falavam, mas quando eu saí da creche as duas haviam recuperado alguns movimentos e um pouco da fala. Aquilo foi um presente de Deus para mim”, diz ela emocionada, lembrando que saía pelas farmácias do bairro pedindo doação de fraldas descartáveis para elas.

De janeiro de 2012 até abril de 2017 ela ocupou o cargo de inspetora de alunos na Escola Municipal Rubens Fernando de Almeida, quando finalmente se aposentou.

Do seu primeiro casamento nasceram os filhos Ariane e Bruno que hoje já são pais e lhes deram quatro netos: Vitória, Vitor, Breno e Dani. “Para que eu pudesse trabalhar, meus filhos ficavam com minha sogra, dona Gilda, a quem tenho muito a agradecer por cuidar tão bem deles”, agradece ela.

Viúva do companheiro José Antonio Fogaça com quem viveu por 22 anos, ela comenta sobre a vontade que tinham de adotar uma criança. “Infelizmente ele faleceu antes que pudéssemos concretizar esse sonho, mas meu atual parceiro, Alberto César Ferrari, que já tem um filho adotivo, atualmente com 33 anos, aceita a ideia de adotar mais um e estamos caminhando com a papelada para isso”, comemora ela.

Maria Portuguesa não para de ter ideias e uma delas é montar uma sala de leitura na praça que fica em frente à sua casa. “Para tanto quero contar com a doação das pessoas para montarmos uma espécie de livraria da qual toda a comunidade possa usufruir, levar os livros para ler e depois devolver, enfim, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham mais acesso à leitura”, finaliza ela concluindo que ajudar a comunidade já faz parte de seu dia a dia e pretende continuar fazendo isso.