Notícias IPMIEventosGaleria de FotosNotas e Avisos

Novo golpe atinge servidores aposentados e pensionistas

Publicado em 20/05/2020 | 17:40

Servidores públicos aposentados e pensionistas devem ficar atentos a um novo golpe na praça. Agora, estelionatários enviam cartas informando sobre o direito de resgate de contribuições previdenciárias que teriam sido descontadas em folha de pagamento de forma indevida. Os valores podem chegar a quase R$ 40 mil.

Em Itapeva (SP), um aposentado recebeu uma carta. Há a suspeita de que o golpe esteja acontecendo também em mais cidades paulistas e em outros estados. Segundo o superintendente do IPMI, Edgar Endo, os golpistas encaminham as cartas com nome, endereço e dados do benefício para os servidores. O material é enviado em nome da Secretaria Nacional Previdenciária dos Servidores Públicos, que seria um órgão do Governo Federal. Mas ele não existe.

A explicação para a devolução do dinheiro, de acordo com o material, seria uma determinação da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). E, para receber o montante, seria preciso pagar uma taxa referente a cadastro bancário de R$ 893,00, provavelmente em depósito em uma conta indicada pelos golpistas.

O material é assinado por um advogado de Presidente Prudente (SP). Mas o profissional teria informado que desconhece qualquer correspondência do tipo e que registrou boletim de ocorrência por uso indevido do seu nome e do seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O superintendente do IPMI pede que os aposentados e pensionistas fiquem em alerta. "Em hipótese alguma devem ser feitos depósitos”, conclui.