Professora se aposenta e passa a dedicar-se integralmente aos doces

Publicado em 27/05/2017 | 11:09

Adelaide Fabre de Barros Lopes, casada com José Adiles Lopes há 36 anos, tem dois filhos: Thiago de Barros Lopes – professor de Ciências e Matemática e Gabriel de Barros Lopes - formado em Educação Física e empresário.
“Agradeço a Deus e à minha família as bênçãos destes longos anos de dedicação às crianças e adolescentes. Não posso me esquecer do apoio que recebi de minha sogra, Deolinda Neves Lopes, que cuidou de meus filhos enquanto eu saía para trabalhar. Comecei minha jornada na Escola Estadual Profª Zulmira de Oliveira, como professora primária”, lembra Adelaide enumerando as escolas nas quais trabalhou: Escola Estadual Prof. José Vasques Ferrari, Escola Municipal Profª Thereza Silveira Mello, Escola Municipal Governador Franco Montoro (Agrovila), Escola Municipal Prof. Antonio Felippe, Escola Municipal Ministro Sérgio Motta (Alto da Brancal) e Escola Municipal Prof. João Gilberto de Almeida Correa (São Roque). Além disso, atuou também como diretora na Escola Municipal José Mokarzel e na Escola Municipal Maria Terezinha Oliveira, ambas no Bairro do Pacova. Foi Coordenadora de Projetos da Casa do Adolescente e do PET do Jardim Maringá. Aposentou-se como Coordenadora da Escola Municipal Raphael Fabri Neto que, coincidentemente, era primo-irmão do seu pai, senhor Belmiro Fabri de Barros.
No início deste ano finalizou sua jornada como educadora, segundo ela, “com muita satisfação e alegria em poder realizar seu sonho de criança. Sempre quis ser professora e brincava de escolinha com meus irmãos, ensinando-os numa lousa feita de madeira”. Ela fez questão de registrar que sua grande inspiração foi a sua professora da 3ª série primária, Emília Calado, no então Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade.
“Eu queria ser professora ou policial. Não consegui ser sargento nem delegada, mas na educação pude realizar todos meus sonhos e anseios. Até hoje encontro com ex-alunos que me agradecem pelos ensinamentos e isso é muito gratificante”. Para os docentes que estão na ativa ela manda um recado: “não desanimem, acreditem na educação, pois só ela mudará o ser humano”.
Adelaide tem muitas histórias boas para contar sobre sua carreira como educadora. Uma delas foi uma peça de teatro que envolveu todos os alunos da Escola Muncipal Prof. Antonio Felipe. “A peça era Rapunzel, representada pela aluna Ana Paula e nunca mais vou me esquecer da enorme trança feita de corda que penduramos no madeiramento do pátio. Na época, nossa supervisora era Maria do Carmo Campolim que nos deu todo o apoio para o evento.
Criada pela tia doceira Elza Gonçalves de Arruda, com a qual morou dos 8 aos 23 anos, até se casar, aprendeu a arte de fazer doces em compotas, cristalizados e geleias e hoje quase não dá conta de tanta encomenda. Aliás, se você quiser experimentar é só ligar pra ela e encomendar: (15) 3521 4297 ou (15) 9 9713 2595.