Secretária Administrativa do Legislativo se aposenta pelo IPMI

Publicado em 14/06/2017 | 14:28

Após 35 anos dedicados ao serviço público, todos especificamente na Câmara Municipal de Itapeva, Maria Helena Oliveira Valcazara aposentou-se, em dezembro de 2016, como Coordenadora de Secretaria Administrativa do Legislativo.
Ela começou sua carreira profissional aos 20 anos, já como secretária da Casa de Leis, em março de 1971 e tinha como colega de trabalho apenas Pedro Nazareth de Vasconcelos. “Em 1989 o então presidente do Legislativo, vereador Paulo Roberto Tarzã dos Santos criou a estrutura da Câmara Municipal, ocasião em que entraram os funcionários Gilmar (financeiro), Ademir (Contabilidade), Rita de Cássia (secretaria), Walter (informática), Dinah e Wilma (copeiras). Com o decorrer do tempo foram sendo criados outros departamentos – jurídico e assessoria de imprensa e efetuados concursos para o preenchimento dos cargos. Portanto, quando eu sai, a secretaria ficou funcionando redondinha”, comenta ela.
Lena tem várias boas lembranças destes 35 anos de carreira e muitas delas engraçadas, envolvendo funcionários e também vereadores, afinal foram muitos anos de convivência.
Com tanta experiência no que se refere à legislação e também quanto a eleições, Lena criou uma pesquisa eleitoral para vereadores que se tornou famosa na cidade. A pergunta era: “quantos votos esse candidato terá”? Funcionários, vereadores e muita gente de fora procuravam por ela assim que se anunciava uma eleição.
“Feita a pesquisa, já levantávamos o quociente eleitoral e os prováveis mais votados. Não posso dizer que o resultado da pesquisa sempre foi 100% correto, mas chegávamos bem perto do que as urnas revelavam”, comenta Lena dizendo que deixou todo o material nos arquivos da Câmara municipal para servir de pesquisa ou se alguém quiser dar continuidade à ela.
Viúva de Orlando Ney Valcazara, teve com ele 5 filhos: Andréa, Denis, Rodrigo, Felipe e Tânia que lhes deram sete netos. Lena sempre gostou de desenhar e fez até uma exposição de seus trabalhos no Espaço Cultural “Eduardo Gomes”, na Câmara Municipal. Ela também gosta muito de cinema e assistir filmes é um dos seus passatempos preferidos. Agora que se aposentou pretende realizar um dos seus maiores sonhos: cruzeiros de navio. “Primeiro vou fazer a costa brasileira e depois quero atravessar o oceano atlântico e conhecer vários lugares do mundo”, planeja ela.