Uma vida nova para Neusa Marina

Publicado em 23/04/2014 | 20:50

A boia-fria que chegou a cozinhar para dois mil alunos por dia comemora a concessão de aposentadoria pelo IPMI

Uma vida nova está à espera da ex-merendeira Neusa Marina Tavares, de 61 anos. Depois de uma história de lutas e muito trabalho, ela se aposentou pelo Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) nesta semana e com a mudança, ela só tem uma certeza: vai ser muito feliz.

“Vou passar mais tempo com minha netinha Isadora, de oito meses”, responde ela sorrindo, quando questionada sobre quais são seus projetos para o futuro. Filha de pais agricultores, Neusa começou a trabalhar na lavoura aos 10 anos de idade. O ofício ela aprendeu com uma madrinha, com quem foi morar para fugir da extrema pobreza que assolava a família, moradora do Bairro Sanbra, na zona rural de Itapeva.

Não foi fácil. Foram muitos dias de trabalho braçal, até que Neusa entrou para o quadro de funcionários da Prefeitura, como varredoura de rua, em 1983. Das ruas, num momento de sorte, foi escolhida para ser cozinheira na Escola Professor José Vasques Ferrari. “Eu não queria ir, tinha medo de não conseguir cozinhar direito para tantas pessoas”, lembra. Quando chegou lá, avisou que ficaria apenas por alguns dias. Acabou ficando quase 17 anos.

“Era uma alegria ver aqueles alunos se alimentando”, diz. Neusa chegou a cozinhar para cerca de dois mil estudantes e fala com carinho da saudosa diretora Zelina Guimarães, que apostou no potencial de cozinheira da ex-boia-fria. Antes de chegar ao Lar Esperança, seu último trabalho, Neusa também cozinhou para os alunos da Escola Professora Maria de Lourdes Ribeiro.

Contando com a mesma sorte, durante o tempo em que esteve na limpeza de ruas, um dia Neusa teve a oportunidade de adotar uma garotinha recém-nascida, a mãe da pequena Isadora. Para conseguir legalizar a adoção foi outro trabalho difícil. “Eu tinha muito medo de perder a guarda da minha filha”, conta. Mas Neusa novamente se mostrou forte e ao mesmo tempo contou com o apoio de pessoas que a ajudaram durante todo o processo.

Hoje, com a felicidade da família, faltava mesmo a tranquilidade que a maturidade exige. “Eu gostava muito de trabalhar na escola, mas já estava precisando da aposentadoria”, diz. Com o apoio da equipe do Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI), o trabalho ficou mais leve. “O pessoal aqui do Instituto me ajudou muito. Eu tinha muitas dúvidas, mas fui orientada e agora já estou aqui”, disse Neusa, na segunda-feira, dia 03, dia da concessão da aposentadoria, realizada pelo superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya.

“Para nós é uma alegria muito grande poder participar de um momento tão importante na vida dos servidores públicos municipais. São pessoas que trabalharam muito e que, através do IPMI, passam a ser beneficiadas com a aposentadoria”, diz Eduardo. “Elas merecem todo o nosso respeito”, conclui.

Beneficiados. Duas novas aposentadorias foram concedidas pelo Instituto de Previdência Municipal de Itapeva (IPMI) na primeira semana do ano. Os servidores Antônio Rodrigues de Souza, de 62 anos e José Domingues Ribeiro, de 56 anos, foram contemplados. As concessões também foram feitas pelo superintendente do IPMI, Eduardo Yamaya.

IPMI. O IPMI promove a arrecadação das contribuições e o devido pagamento dos benefícios de natureza previdenciária, no âmbito do serviço público. O Instituto foi criado em Itapeva há cerca de dois anos, depois da realização de audiências públicas e da aprovação da Câmara Municipal de Itapeva.

Além de Itapeva, milhares de outros municípios brasileiros já adotaram o Regime Próprio de Previdência Social. Entre as vantagens do sistema aos segurados está a garantia de recebimento de sua aposentadoria na integralidade ou sem o fator previdenciário, e para o município, possibilita o equilíbrio financeiro e um maior investimento na realização de obras e outras ações.

O IPMI fica na Rua Luiz Carriel, 55 - Vila Ophélia - Itapeva/SP. O telefone é (15) 3524-9890.